18 de jun. de 2011

EDUCAÇÃO JESUÍTA RUMO ÀS NOVAS FRONTEIRAS

No período de 12 a 15 de julho de 2011, no campus da Unicap, na cidade do Recife, Fé e Alegria Brasil e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) que celebram, respectivamente, 30 e 60 anos de missão educativa, realizarão o Congresso Brasileiro: “EDUCAÇÃO JESUÍTA: rumo às novas fronteiras”.


O contexto da missão educativa jesuíta está desafiado pelas transformações da realidade brasileira, mas igualmente animado pelo apelo universal da Companhia de Jesus, expresso na busca de "novas fronteiras". Urge que, partindo de experiências concretas, possamos refletir juntos sobre os grandes desafios, oportunidades e perspectivas da Educação Jesuíta. Por isso, a partir de realidades específicas e modalidades distintas, propomos o exercício de olhar juntos para o futuro. Acreditamos que é de grande importância debater também sobre a Educação Popular: "Toda a educação é busca da participação ativa de todos na sua confecção pelas relações democráticas e participativas, no contraforte de uma cultura cujo modelo de gestão justifica o autoritarismo elitizado. A educação popular estará na contramão, gerando padrões contra-hegemônicos no epicentro dessa cultura de concorrência, individualista, pragmatista e, por isso, desumanizadora" (in Proposta Educativa de Fé e Alegria Brasil - Diretrizes Nacionais, 2009, p.21).

Nesse passo, estamos organizando um Congresso nacional, com o tema "Novas fronteiras da educação: tradição jesuíta rumo às novas fronteiras". Com o objetivo de provocar uma reflexão conjunta da Pedagogia Inaciana e da Tradição Educacional Jesuíta, em suas diversas experiências, vamos trabalhar as distintas dimensões, tradicionalmente reconhecidas como próprias de nosso modo de proceder, a saber: Social, Cultural, Espiritual e Pedagógica. A dinâmica será pautada por palestras, tendo sempre presente a representatividade dos diversos setores da Educação e de pessoas das diversas regiões, províncias e instituições do nosso país.

Veja aqui a programação e faça sua inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!