31 de mai. de 2011

UNICAP PARTICIPA DE INTEGRAÇÃO NA FIUC

O professor do nosso Mestrado, Cláudio Malzoni, e o nosso Mestre em Ciências da Religião e produtor audiovisual da Assecom, Luca Pacheco, representaram a Unicap na reunião da FIUC - Federação Internacional das Universidades Católicas, que aconteceu nos dias 27 e 28 de maio de 2011, em Barcelona, na Espanha.

O Secretário Geral da FIUC, Prof. Mons. Guy-Réal Thiverge, e o Coordenador Científico da FIUC, Prof. Pedro Medina, em colaboração com o Prof. Angel Jesús Navarro Guareño, do Instituto Blanquerna da Universidade Ramon Llull de Barcelona, acolheram os representantes das Universidades Católicas do Mediterrâneo e da América Latina na manhã do dia 27 e relataram os objetivos do encontro: "Nesta ocasião teremos uma reunião de trabalho em que tomarão parte representantes das universidades latinoamericanas e do entorno mediterrâneo, para compartilhar as suas respectivas atividades e interesses, com o fim de suscitar uma reflexão comum em vistas de um projeto em torno do campo religioso que nos reúne, assim como da colaboração que se desenvolve atualmente entre nossas respectivas instituições".

Na segunda parte da manhã e na tarde do dia 27 os representantes das universidades católicas apresentaram suas experiências e atividades para conhecimento das demais. O prof. Cláudio Malzoni e Luca Pacheco, apresentaram as atividades desenvolvidas pelo Projeto Bíblia, Comunicação e Arte, e o Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife, projetos da Unicap que receberam o apoio da FIUC. O Projeto Bíblia, Comunicação e Arte promove a interação entre a cultura e o saber acadêmico, através da realização de conferências, seminários, festivais de arte, exposições artísticas e culturais, e o programa de entrevista Teologando, veiculado no site da Unicap. O Projeto Bíblia, Comunicação e Arte é organizado por uma equipe composta por professores do Curso de Teologia da Unicap, numa parceria com a Universidade Católica Portuguesa, que também estava representada na reunião da FIUC pelo Prof. José Tolentino, coordenador do projeto em Portugal.

O Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife promove um Fórum Inter-religioso mensal com representantes das diversas religiões de Pernambuco na perspectiva do respeito e do diálogo com o diferente. Esta atividade se desenvolve há mais de 4 anos e resultou num portal integrado ao site da Unicap, com cerca de trinta documentários em vídeo sobre as religiões que já participaram do Fórum. O portal do Observatório também disponibiliza um subsídio didático para o uso pedagógico de todo esse material, além de informações e dados sobre as religiões, elaborados por uma equipe de pesquisadores e alunos do Mestrado em Ciências da Religião da Unicap, sob a coordenação do prof. Gilbraz Aragão.

Esses projetos da Unicap, juntamente com as demais atividades apresentadas pelas universidades participantes da reunião da FIUC, suscitaram a busca de um plano comum na manhã do dia 28 de maio, resultando no projeto "Identidades religiosas e diversidade cultural". As universidades participantes da reunião formaram uma rede em torno do eixo de investigação do fenômeno religioso presente no contexto cultural de cada país, coordenada e apoiada pela FIUC. O Coordenador Científico da FIUC, Prof. Pedro Medina, enfatizou que "as universidades não são membros somente de uma rede, mas pares para um diálogo em torno de filosofias em comum e de suas diferenças também."

Luca - Assecom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!