15 de mai de 2011

HISTORIOGRAFIA RELIGIOSA

O Grupo de Pesquisa em Historiografia Religiosa, vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto e coordenado pela Profa. Dra. Virgínia Buarque, convida a todos para participar do Simpósio Temático - História da historiografia religiosa, no 5º Seminário Nacional de História da Historiografia, que será realizado em Mariana/MG, na UFOP, entre os dias 22 a 25 de agosto de 2011.
.
No Ocidente dos tempos modernos, a religião perdeu sua hegemonia de conferência de sentido à vida social, o que viabilizou sua compreensão como um produto histórico, vinculado às relações político-sociais vigentes em cada temporalidade. De forma concomitante, a experiência religiosa passou a ser majoritariamente concebida como expressão cultural, cuja interpretação associa-se ao estudo das linguagens e das representações. Refutou-se, portanto, ao mesmo tempo, a especificidade temática e metodológica da historiografia religiosa, reinterpretada via história das mentalidades, história cultural, história política...

A erosão de tal singularidade, todavia, vê-se hoje parcialmente questionada: com base na premissa teórica de que cada disciplina científica constrói o seu próprio objeto, mostra-se indispensável ao conhecimento histórico precisar os sentidos (conceituais e conjunturais) atribuídos ao religioso, o que implica, por sua vez, numa identificação da historicidade dos procedimentos (e posicionamentos) historiográficos adotados. O presente Simpósio busca perspectivar esta análise da historiografia religiosa, refletindo sobre as operações historiográficas acerca do religioso em diálogo com a abordagem do biográfico e da história intelectual.
Veja mais sobre História das Religiões aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!