19 de mai. de 2011

GUARDIÕES DO AXÉ DE PERNAMBUCO

 .
Luca Pacheco, Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP, recebeu homenagem do CEPIR e do MNU, pela realização do documentário Três Guardiões do Axé de Pernambuco (1ª parte acima, 2ª aqui e 3ª aqui). Durante a cerimônia, que aconteceu na sexta-feira, 13 de maio, no auditório do Ministério Público de Pernambuco, o Assessor Especial do Governador do Estado, Jorge Arruda, frisou que "este documentário é o último registro do nosso querido Pai Edu" e que "esta é uma homenagem pelos relevantes serviços prestados à luta pela igualdade racial, durante a vida profissional de Luca".

Ao receber a homenagem, Luca falou do nosso Observatório das Religiões e dos trinta vídeos sobre as principais tradições de fé em Pernambuco, que estamos disponibilizando aí para os professores do Ensino Religioso e os pesquisadores interessados. Quanto ao documentário sobre três ícones da religião africana e afropernambucana, denominado de “Três Guardiões”, foi realizado em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco, em ação conjunta com a Funeso.

Nele, os babalorixás Pai Edu, reconhecido nacionalmente como o “Rei do Candomblé”, e Padrinho Valfrido, que faz parte da família do famoso Sítio de Pai Adão, juntamente com a babalorixá Tia Zeza, contam um pouco sobre sua religião, suas vidas e o axé de Pernambuco. “Três Guardiões” é uma prévia de uma videoteca que o CEPIR estará catalogando ao longo de suas atividades para registrar ícones e temas que abordem a cultura e religião do povo negro do Estado. Nosso Mestrado e nosso Observatório sentem-se honrados pela homenagem prestada a Luca, egresso e colaborador de boa cepa!

Um comentário:

  1. Parabéns a Luca, parabéns ao mestrado da UNICAP, registro são preciosidades envolvendo o (s) fato(s) religiosos!

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!