15 de abr. de 2011

SOCIALIZAR A FÉ NA CIDADE

Defesa da Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP
de Paulo César Pereira

sobre Pastoral Urbana:
uma abordagem a partir do teólogo José Comblin

Comblin é um dos maiores teólogos da América Latina e um dos poucos que se preocupou em escrever de maneira mais aprofundada sobre as cidades e suas pastorais. Sua análise sobre a cultura urbana, seja pela ótica bíblica, seja pela sociológica, sempre despertou interesse, causando muitas vezes espanto e encanto no meio religioso. O seu livro "Teologia da cidade" se tornou um clássico para todos os que têm interesse em estudar as questões urbanas e a relação da Igreja com a cidade. Porém, qual foi mesmo a contribuição de Comblin para a construção de uma pastoral urbana no Brasil? A pesquisa procura responder a essa questão, fazendo uma abordagem do universo religioso na sociedade urbana pós-moderna, traçando um percurso histórico e bibliográfico do teólogo e avaliando o pensamento de Comblin sobre a evangelização das cidades, em relação à acuidade científica e à receptividade eclesial. Palavras-chave: Pastoral urbana, Sociologia da religião, Teologia da cidade.

Dia 25 de abril, às 14h
no Anfiteatro do 3º andar do Bloco G4

Banca examinadora:
Prof. Dr. Sérgio Sezino Douets Vasconcelos (Orientador)
Prof. Dr. Benedito Gomes Bezerra (UPE)
Prof. Dr. Gilbraz de Souza Aragão

Um comentário:

  1. Paulo César Pereira oferece uma excelente contribuição, quando nos apresentar o Comblin e seu pensamento. Pois passamos a ter novas vias de acesso aos pensamentos desse grande teólogo que nem sequer poderíamos imaginar que existisse, quanto mais que seria possível alguém além do Paulo César (o futuro doutor) poderia pensar e tornar real tão grandiosa façanha.
    A importância do Comblin para os seguidores de Jesus sempre estará viva em nossos corações. Paulo de forma não intencional acabou por manter viva a presença do Comblin em nossos pensamentos.
    Espero que produções como esta dissertação possam sempre trazer um renovo de esperança para a continuação da construção do reino de Deus entre a humanidade.

    Adriel Henrique

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!