17 de mar. de 2011

TEXTOS SAGRADOS E TEOLÓGICOS COMO LITERATURA

XII CONGRESSO INTERNACIONAL ABRALIC
(Associação Brasileira de Literatura Comparada)
18-22 de julho de 2011
Curitiba-PR

Simpósio sobre TEOLOGIA E LITERATURA

Coordenadores: Profa. Dra. Salma Ferraz de Azevedo de Oliveira (UFSC), Prof. Dr. Antonio Carlos de Melo Magalhães (UEPB), Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira (Mackenzie).

O presente simpósio centra-se nos estudos comparados entre Teologia e Literatura. Este ramo dos estudos comparados é tradicional em países como Alemanha e Estados Unidos. Em países Latinos como Chile e Argentina está presente há mais de uma década.

Recentemente no Brasil, surgiram quase que simultaneamente em várias universidades pesquisadores em torno desta área comparativista. Em 2007 foi fundada no Rio de Janeiro a Alalite, Associação Latino Americana de Literatura e Teologia, agregando pesquisadores de diversos países da América Latina.

Este Simpósio pretende discutir os aspectos teóricos deste ramo de estudos, a migração dos personagens bíblicos para os romances contemporâneos, a intertextualidade entre Literatura e Teologia, o hipertexto entre Teologia e Cinema, entre Teologia e Pintura, Teologia e Música, os estudos e a abordagem da Bíblia enquanto literatura judaico-cristã.

Mais informações, inscrições e submissão de trabalhos
no site do Congresso: www.abralic.org.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!