16 de fev. de 2011

HISTÓRIA DAS RELIGIÕES



Já se disse que a história é a única ciência de verdade - e todas as outras ciências são suas subsidiárias. Dado o devido desconto a essa "história", as Ciências da Religião constituem área acadêmica que busca esclarecer a experiência humana do sagrado e, justamente, sobre a base da história geral das religiões é que ergue o estudo comparativo das tradições religiosas, onde são abordados os fatos religiosos com questionamentos sistemáticos. Essa comparação forma categorias genéricas e se esforça para apreender o mundo dos fenômenos religiosos de tal modo que transpareçam linhas fundamentais, sobretudo fazendo uso da fenomenologia. Enquanto a história das religiões constitui a base das Ciências da Religião, a pesquisa sistemática das religiões busca mostrar semelhanças e diferenças de fenômenos análogos (sobre o sagrado) em diversas religiões e apresentar a hermenêutica dos “textos” sacros em seus contextos culturais e psico-sociais.

De modo que a história das religiões é a plataforma fundamental para todos os nossos estudos. Mas falta boa literatura em português sobre o assunto. Quando os estudantes pedem sugestões, eu destaco as traduções de boas histórias das religiões em LAMBERT, Yves. O nascimento das religiões: da pré-história às religiões universalistas. São Paulo: Loyola, 2011; e em BOWKER, John (org.). O livro de ouro das religiões. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. Acrescento o livreto O'BRIEN, Joanne e PALMER, Martin. O atlas das religiões. São Paulo: Publifolha, 2008. Ou então o criativo VALLET, Odon. Uma outra história das religiões. São Paulo: Globo, 2002; e o ilustrado WILKINSON, Philip. Religiões. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.. E enfim um livro patrocinado pela National Geographic: HITCHCOCK, Susan e ESPOSITO, John. História das religiões. São Paulo: Editora Abril, 2005. Mas quando comparo a quantidade de informações desses livros com a obra em cinco grandes volumes que líamos no ITER (de Maxime Gorce e Raoul Mortier: Histoire générale des religions. Paris: Librairie Aristide Quillet, 1948) ou mesmo com os livros de Mircea Eliade que estão esgotados em português (Tratado de história das religiões. Santos: Martins Fontes, 1977; e História das crenças e das idéias religiosas. Rio de Janeiro: Zahar, 1983 - 3 tomos com vários volumes), então fico desolado.

Esporadicamente, saem algumas revistas mais ou menos acadêmicas sobre o assunto. Para compensar, temos a velha coleção audiovisual da Europa Filmes, História das Religiões, que está reapresentada em três dvds e disponível no mercado; além de várias descrições das religiões (veja a seção Vídeos na coluna esquerda do nosso blog), entre as quais destaco a recentemente realizada por Hans Kung, Religiões do Mundo, traduzida e mostrada pela sua Fundação também no Brasil. Há também, sobre as religiões em nosso país, a coleção de História das Religiões no Brasil, organizada por Sylvana Brandão e cujo quinto volume acabei de apresentar, e várias publicações da Associação Brasileira de História das Religiões e da Revista Brasileira de História das Religiões (do GT História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH).

Para concluir essa exploração de fontes sobre a história das religiões, leia aqui a introdução de recente livro, que anuncia discussão bonita sobre a aplicação do método historiográfico: MATA, Sérgio da. História e Religião. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. À epígrafe, em inglês, veja o primeiro dos seis vídeos, disponíveis no Youtube, onde Karen Armstrong fala sobre o divino numa perspectiva histórica (suas obras de história das religiões, que vêm sendo traduzidas em português, são muito boas e ela "fez história" também com a Defesa para Deus - que o Pe. Ferdinand me presenteou logo que saiu nos EUA). Em língua mais próxima à nossa, para suprir o déficit da gente nesse campo, gostaria de compartilhar (você pode baixar aqui) a ótima Bibliografia geral e comentada sobre História das Religiões, em espanhol, preparada por Francisco Diez de Velasco. Veja, enfim, a seguir, uma animação sobre a história das religiões... E acrescente aí nos comentários outras referências que você acha interessantes!

Bons estudos,
Gilbraz.

3 comentários:

  1. Gil o livro de Mircea Eliade "Tratado de história das religiões" tem na Livraria Cultura.
    Segue o link: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=3251464&sid=002492513121228628403048353&k5=28E6402F&uid=

    ResponderExcluir
  2. Salve Gilbraz!

    Excelente post! A boa notícia é que a Zahar está reeditando a obra "História das crenças e das idéias religiosas", de Eliade. Publicaram o primeiro volume ano passado. E o "Tratado de história das religiões" é publicado no Brasil pela Martins Fontes. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. José Soares de Jesus19 fevereiro, 2011

    Tentei colocar na direção do meu trabalho de pesquisa uma abordagem histórica e fiquei me perguntando: com que conjunto bibliográfico e que direção tomar? sabe que me inquietei? Estou numa direção mais religiosa e fenomenolôgica católica mais não desprezo a ótica da história. Muito ardente e bela professor sua análise. Profunda. Sabe, qinda vou destrinchar mais o livro "Espectro Disciplinar..." de Usasrski da pág 21ss, tem elementos que me questionam. Bons elementos e bibliografia recomendável.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!