24 de fev. de 2011

GRUPO DE ESTUDOS SOBRE IDENTIDADES RELIGIOSAS

Car@s Colegas,

Formamos um novo Grupo de Pesquisa relacionado ao Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP. O Grupo tem como tema Religiões, Identidades e Diálogo. Partindo da constatação da complexidade de performances do cenário religioso atual, esse Grupo se propõe a analisar os novos deslocamentos religiosos na atualidade, dando ênfase às várias tentativas de configuração de diálogo inter-religioso, bem como às novas gramáticas constitutivas das identidades religiosas nesse contexto. Há, então, uma Linha de Pesquisa sobre Diálogos Inter-religiosos (com Libório e Gilbraz) e outra sobre Identidades Religiosas.

Estou nesta Linha sobre Identidades Religiosas, da qual participam também a Profª Drª Aureneia Maria de Oliveira (UFPE) e o Prof. Drance Elias da Silva (UNICAP). É de nosso interesse investigar fenômenos relacionados a sentimentos de pertença religiosa, envolvendo nesse processo questões de trânsito religioso, gênero e diversidade sexual nas religiões, alteridade e hibridismos/sincretismos estabelecidos entre as religiões. Temos uma programação para este semestre e gostaríamos de convidá-l@ para participar conosco da pesquisa.

O primeiro encontro será na próxima segunda-feira, 28 de fevereiro, às 9 horas, no Laboratório do Mestrado em Ciência da Religião, no 7º andar do bloco G-IV, na UNICAP. O tema a ser discutido será o livro da socióloga francesa Danièle Hervieu-Léger, “O peregrino e o convertido, a religião em movimento”, traduzido no Brasil pela editora Vozes. Especificamente os capítulos 02, 03 e 04. Há um texto para cópia na copiadora de Eduardo, na rua ao lado da UNICAP. Caso você tenha interesse, a sua presença é muito importante, para pensarmos juntos os encaminhamentos futuros do estudo.

Atenciosamente.

Um comentário:

Obrigado pela sua participação!