18 de jan. de 2011

FALECIMENTO DO PADRE FERDINAND


Esta é uma triste volta das férias: fomos surpreendidos pelo falecimento do nosso colega, professor do Mestrado em Ciências da Religião, Padre Ferdinand Azevedo, S.J. Às 16h de hoje, dia 18 de janeiro, haverá celebração de corpo presente na capela da Universidade, e em seguida o seu sepultamento. O Reitor, Padre Pedro Rubens, declarou luto oficial por três dias pelo falecimento do Ex-chanceler, Ex-pró-reitor Administrativo e Ex-pró-reitor Comunitário da Católica.

O Padre Ferdinand era graduado em Filosofia pela Gonzaga University (1963), mestre em História pela Loyola University of Los Angeles (1968) e doutor em História pela Catholic University of America (1974). Norte-americano, entrou na Companhia de Jesus em 1957 e chegou à nossa Universidade em 75, tendo sido Provincial do Nordeste de 96 a 2001. Em 1997 recebeu da Assembleia Legislativa de Pernambuco o título de Cidadão Pernambucano, em reconhecimento pela sua contribuição à educação.

Atualmente coordenava o Instituto de Pesquisa Nogueira Machado e era professor do nosso Mestrado na UNICAP. Vários dos seus livros de pesquisa histórica podem ser lidos aqui. Ele deixa a lembrança de uma pessoa austera e, ao mesmo tempo, de um companheiro com quem se podia contar sempre na educação para a fé e a justiça. Tinha muito gosto pela vida acadêmica: ainda dia desses nos acompanhou na visita a um terreiro de Xangô e confraternizou conosco no Mercado da Madalena (veja fotos aqui). Manifestamos o grande pesar de todos os professores e estudantes à comunidade dos jesuítas e temos certeza de que o seu testemunho de vida lançará luz sobre as circunstâncias sombrias da sua morte.

Veja também aqui o sermão do Pe. Pedro Rubens,
 Reitor da UNICAP e Professor do Mestrado.

Saiba aqui da homenagem na biblioteca da UNICAP:
Pe. Ferdinand, vida e obra.

Na quarta-feira (dia 26), teremos a missa de 7º dia em memória do Padre Ferdinand Azevedo. A celebração acontecerá às 17h, na Igreja do Santuário de Fátima, localizado no antigo Colégio Nóbrega.

5 comentários:

  1. Amig@s,

    Foi com muita tristeza que, por volta das 17 h do dia 18/01 recebi a informação e notícias da passagem, um tanto quanto estranha do nosso querido Pe Ferdinand Azevedo. É difícil acreditar no ocorrido e não compreendo atitude tão imprevisível.

    Resta-nos nesse momento a solidariedade entre todos: a família do Pe Ferdinand, a família Jesuita, a família Academica e as comunidades por onde passou. Que Deus nos dê forças para seguir trilhando o caminho da justiça e da paz!

    Abraços para tod@S de um eterno amigo e orientando do mestrado. Espero ser fiel e seguir ao menos o que aprendi com esse educador nos últimos dois anos da construção coletiva na pesquisa, nos estudos e no dicernimento. Por isso, assustado e indignado, mas continuo feliz.

    Aliás, registro a empolgação dele com os últimos resultados do nosso trabalho e dissertação sobre Religião e solidariedade: a fundação da Cáritas por Dom Helder Camara.

    Fraternalmente,

    Hamilton Costa

    ResponderExcluir
  2. Prof. Gilbraz e colegas,
    estou escrevendo para lamentar o ocorrido com o padre Ferdinand, eu estou orando para que isso seja esclarecido, porque um homem com o perfil como o do santo padre não merecia uma morte como essa.
    Eu estava ajudando o padre Ferdinand em uma pesquisa sobre o papel das mulheres na Assembleia de Deus: ele ja tinha construido toda a parte teórica e agora estaria começando a parte das entrevistas.
    Antes de ir para o retiro ele me ligou, querendo saber onde comprar um livro sobre a Assembleia de Deus. Ele esteve na gráfica à minha procura e, como estou de férias, ele me ligou dizendo que no início de fevereiro iria começar as entrevistas com as quinze mulheres que eu já tinha selecionado.
    Mesmo eu sendo um presbítero de uma outra expressão do cristianismo, dou bom testemunho da vida do padre Ferdinand, que aliás tive a honra de ter tido como professor aí no Mestrado.
    Desculpem-me o lamento. Um grande abraço.
    Moisés Germano.

    ResponderExcluir
  3. Luz e sabedoria aos nossos discernimentos.
    Hoje pela manhã, lí uma nota do reitor Pedro Rubens no diário sobre o falecimento do Pe. Ferdinando, e sábias foram suas palavras. Quando nos comparou a São Tomé. Muitas dúvidas e até mesmo indução de pensamentos nos levaram a uma reflexão. Mais, não nos cabe o julgamento final.
    Fui aluna do mestrado, mais não sua aluna, mais me parecia uma pessoa muito introvertida com semblante tranquilo. Junto-me a todos os jesuítas, amigos alunos e comunidade para juntos celebrar-mos a Vida, como postou em nota o Padre PEdro, só Deus nos trasmitirá a paz, esperança e com a sua graça um iluminado desfecho dessa triste notícia. A todos um abraço fraternal na paz de cristo jesus.

    Mazezinha

    ResponderExcluir
  4. Caro Prof. Gilbraz Aragão
    Coordenador do PPGCR Unicap
    Vice-Presidente da ANPTECRE

    Manifesto sinceras condolências junto aos colegas do PPGCR UNICAP e a toda a comunidade acadêmica universitária pelo recente falecimento do Prof. Ferdinand Azevedo, SJ, pesquisador e orientador no Mestrado em Ciências da Religião, coordenador e pesquisador do Instituto de Pesquisa Pe. Nogueira Machado, entre outras funções tão bem exercidas na Instituição.

    Tendo sido a ele apresentado no último Simpósio Internacional de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP, do Prof. Ferdinand Azevedo guardei a lembrança de um zeloso homem dos fazeres acadêmicos. Seus trabalhos, especialmente aqueles que documentam a presença jesuíta no Brasil, são parte importante de sua herança espiritual.

    Cordialmente,
    Prof. Flávio Senra
    Conselho Diretor da ANPTECRE

    ResponderExcluir
  5. Amigos do Mestrado,
    O Curso de Teológia e pós graduação em Ciências da Religião em Maceió, vivem neste momento os mesmos sentimentos de dor e orações devido a morte do nosso querido padre Ferdenand Azevedo, rogando todas as misericórdias de Deus para ele e os Jesuítas da Unicap.
    Continuamos unidos em orações.
    Pe. Manoel Henrique

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!