2 de nov. de 2010

RELIGIÃO E CIDADANIA

24º Congresso da Soter 
11 a 14 de julho de 2011
PUC Minas - Belo Horizonte - MG
Religião e Educação para a Cidadania

APRESENTAÇÃO

O 24º Congresso Anual da SOTER terá como tema Religião e Educação para a Cidadania, e ocorrerá entre os dias 11 e 14 de julho de 2011, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), em Belo Horizonte - MG. Evento tradicional da área, com reconhecimento nacional e internacional, recebeu da Capes, em 2008, a avaliação Qualis “A”. Visto que todo ano há um aumento de participantes, a expectativa de presença para 2011 é de 250 sócios, além de cerca de 250 pesquisadores da área, num total de 500 participantes. Dando prosseguimento às discussões dos congressos anteriores, cuja preocupação tem sido o papel das religiões nos distintos aspectos de nossa sociedade, o congresso deste ano pretende mostrar a relação entre Religião, Educação e Cidadania, numa abordagem multidisciplinar, tão necessária hoje para a teologia e as ciências da religião.

A Diretoria e a Comissão Organizadora prepararam para 2011 uma série de Conferências, de Mesas Redondas e de Grupos Temáticos que propiciarão a partilha e a discussão do tema central do congresso, bem como das pesquisas que a teologia e as ciências da religião têm feito atualmente em nosso país.

JUSTIFICATIVA

Depois de ter aprofundado em 2008 a questão da sustentabilidade, em 2009 a relação entre ciência e religião, e em 2010 o papel das religiões na construção da paz mundial, a SOTER quer com o congresso de 2011 pensar a interface entre Religião, Educação e Cidadania. Que as religiões tenham uma influência na formação dos valores éticos de uma sociedade não há dúvidas. Tampouco se ignora o lugar que elas ocupam na educação dos cidadãos e cidadãs, muitas vezes contribuindo para a formação de uma consciência crítica e o engajamento na transformação social, outras reforçando os interesses dos que detêm o poder.

O período em que nasceu e floresceu a teologia da libertação, viu também surgir no Brasil um grande movimento educativo, com teóricos de grande importância, como Paulo Freire, e experiências inovadoras na área da educação, muitas das quais assumidas por grupos de origem eclesial. Com a redemocratização do país, boa parte da reflexão sobre a educação como formação para a cidadania foi assumida pelo Estado, que não logrou, porém, assegurar, uma educação de qualidade para todos os cidadãos e cidadãs numa sociedade cada vez mais caracterizada como sociedade da informação e do conhecimento. A complexificação do campo religioso nacional fez, por outro lado, com que religião e educação se tornassem bens de consumo e objetos de disputa no mercado, retirando em parte às distintas confissões eclesiais o papel que tiveram na formação da consciência para o exercício da cidadania entre os anos 1960-1990. Além do mais, com a irrupção do pluralismo religioso entre nós, o ensino religioso nas escolas, previsto na Constituição Brasileira e em vigor em muitos estados da federação, deu origem a muitos debates e conflitos, que merecem o aprofundamento dos estudiosos da religião e da teologia.

Ao propor para 2011 a discussão da relação entre Religião, Educação e Cidadania, o 24º Congresso Anual da Soter pretende abordar um tema relevante na atualidade, que interessa não só aos profissionais da teologia e das ciências da religião, mas também a educadores, filósofos, políticos, cientistas e todos os que se preocupam com o papel que a religião e a educação tem na formação para a cidadania.

OBJETIVOS

• Analisar, em perspectiva multidisciplinar, o papel da religião e da educação na formação para a cidadania nas sociedades da informação e do conhecimento;
• Investigar os principais desafios que a religião e a educação enfrentam hoje na formação de uma consciência cidadã;
• Refletir, mediante sólida argumentação e pesquisa filosófica, teológica e científica, sobre as novas tarefas da religião e da educação numa sociedade plural;
• Oferecer amplo espaço para exposição – por meio de Grupos Temáticos (GTs) – das pesquisas em andamento na área da Teologia e da Ciência da Religião.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo do 24º Congresso Anual da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião é composto por pesquisadores (as), professores (as), estudantes universitários, bem como a todos os interessados no tema proposto.

AGENDA

10 de novembro a 10 de dezembro: chamada para formação de GTs.
10-20 de dezembro: análise das propostas de GTs pela Comissão Científica da SOTER.
1 de janeiro: Divulgação no Site da Soter dos GTs aprovados
1 janeiro a 30 de março: inscrições para comunicações nos GTs.
30 de março a 30 de abril: aprovação das comunicações pelos Coordenadores de GTs.
12 de abril – Início das inscrições on-line como participante.
22 de abril: Divulgação das Comunicações aprovadas no Site do Evento.
20 de junho – Data final de envio de textos integrais dos trabalhos aprovados para publicação no Livro Digital (e-book) do evento.
30 de junho – Encerramento das inscrições on-line como participante (mediante disponibilidade de vagas).
11 a 14 de julho – Realização do Congresso.

PROGRAMAÇÃO

11 de julho
Prédio 43 Auditório 3
15h00 - Reunião da Diretoria
Credenciamento: será feito no dia 11/7, na Sala da Secretaria e da Tesouraria da SOTER no local do evento: PUC MINAS - Prédio 43, a partir das 15 horas.
ATENÇÃO: O acesso ao auditório do evento só será permitido com o uso de credencial. Faça sua inscrição antecipadamente e coopere com a Comissão Organizadora para evitar problemas no dia do credenciamento.
16h00 - Reunião com os Conselheiros Regionais
19h30 – Abertura do 24º Congresso
20h00 – Conferência de Abertura: Religião e Educação para a Cidadania: Profa. Dra. Maria Pilar de Aquino (University of San Diego, Department of Theology – USA)
21h30 – Coquetel

12 de julho
Prédio 43 Auditório 3
8h30– Abertura da Sessão
8h45 – A variação internacional nas relações entre a teologia e as ciências da religião – Prof. Dr. Steven Joseph Engler (Mount Royal College, Calgary, Alberta, Canadá)
10h15 – café 10h30
10h30 – Mesas redondas simultâneas:
Mesa 1: Teologia Estado e Sociedade - Lourenço Stelio (Escola Teológica Batista de São Paulo, SP); Selenir Correa Gonçalves Krombauer (Escola Superior de Teologia – EST, São Leopoldo, RS)
Mesa 2: Religião e Gênero: Maria Pilar de Aquino ((University of San Diego, Department of Theology – USA) e Sandra Duarte de Souza (Universidade Metodista de São Paulo – UMESP)
12h00 - Intervalo de Almoço
14h00 – 17h15 - GTs/Comunicações: Prédio 43
17h30 - Reuniões das Regionais: Prédio 43
Prédio 43: Auditório 3
20h: Sessão Comemorativa dos 40 anos da Teologia da Libertação: 40 anos de Teologia da Libertação: fazendo memória e olhando para o futuro

13 de julho
Prédio 43 Auditório 3
8h30 – Abertura da Sessão
8h45 - Educação para a cidadania: desafio para a religião: Luis Barco (Universidade de São Paulo – USP)
10h15 – Café
10h30 – Mesas redondas simultâneas
Mesa 1: Transmissão das Tradições Religiosas numa sociedade plural: Irene Dias de Oliveira (Pontifícia Universidade de Goiás, Goiânia, GO); Ronaldo Cavalcante (Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP); Carmem Lúcia Teixeira (Casa da Juventurde – ACAJU, Goiânia, GO)
Mesa 2: Ciências da Religião e Ensino Religioso: Sérgio Junqueira (Pontifícia Universidade do Paraná, Curitiba, PR) e Lourdes Caron (CNBB)
12h00 - Intervalo de Almoço
14h00 – 17h45 - GTs/Comunicações:
Prédio 43
18h - Assembléia da SOTER - Prédio 43 – Auditório 3
Entrega Prêmio Soter de Teses 2010
20h00 – Confraternização – Casa de Retiros São José

14 de julho
Prédio 43 Auditório 3
8h30 – Abertura da Sessão
8h45 – Formar para a cidadania: o papel da religião e da educação – Regina Novaes (Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadora do CNPq)
10h30 – Releituras do congresso – Pedro Ribeiro de Oliveira (PUC Minas, Belo Horizonte, MG) e Ana Maria Tepedino (PUC Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ)
13h Encerramento.

Inscrições e informações aqui, no site da SOTER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!