6 de nov. de 2010

ABOLIÇÃO INCONCLUSA


III SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA DA UNICAP
8 a 12 de Novembro de 2010
ABOLIÇÃO: UMA OBRA INCONCLUSA

315 ANOS DO MARTÍRIO DE ZUMBI DOS PALMARES
122 ANOS DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO
CENTENÁRIO DA MORTE DE JOAQUIM NABUCO
CENTENÁRIO DA REVOLTA DA CHIBATA

LOCAIS: Teatro da Unicap (1º andar, bloco B), Auditório da Empresa Júnior da Unicap-“Unicap Júnior” (Rua Almeida Cunha, 352, ao lado do Fórum Unicap) e “Sala-Auditório” do Bloco G (sala 801, no 8º andar)

O tema gerador de toda a programação desta Semana extraímos do próprio pensamento de Joaquim Nabuco: “Esse estigma (a escravidão) precisa, não de anos, mas de séculos para apagar-se. Ainda hoje na Europa, em países mesmo onde a escravidão acabou na Idade Média, a causa de certos e certas inferioridades, de preconceitos e desigualdades... Por muitas gerações ainda a nódoa infamante que a escravidão lançou sobre o trabalho em toda a América e, principalmente no Brasil, há de continuar a ser a maldição da nossa pátria”. Sobre a saga dos Quilombos dos Palmares, Nabuco expressou-se: “Qualquer que seja a opinião da história sobre esse episódio nacional, uma certeza temos nós todos, perfeitamente fundada: a certeza de que aquele punhado de homens, cujo heroísmo diante da morte foi tão importante, não era um punhado de escravos: havia ali as virtudes da liberdade”.

1º Evento: Cerimônia de Abertura da III Semana da Consciência Negra
Celebração Inter-religiosa e Conferência de Abertura: “Quase Negros, Quase Brancos” (jornalista Fabiana Moraes)
Dia: 08/11/2010 (segunda-feira)
Hora: 10h
Local: Teatro da Unicap, 1º andar do Bloco B

2º Evento: Mesa-Redonda: Auto-estima e Educação: enfrentando o Bullying e o Racismo no espaço escolar
Dia: 09/11/2010 (terça-feira)
Hora: 14h
Local: Sala 801, no 8º andar do Bloco G

3º Evento: Mesa Redonda: O Serviço Social na garantia dos direitos étnico-raciais
Dia: 09/11/2010 (terça-feira)
Hora: 19h
Local: Sala 801, no 8º andar do Bloco G

4º Evento: Mesa Redonda seguida de debate: “Toda Religião é Sincrética”: o sincretismo afro-brasileiro na encruzilhada do debate
Dia: 10/10/2010 (quarta-feira)
Hora: 14h
Local: Sala 801, no 8º andar do Bloco G

5º Evento: Dia de Mobilização sobre ANGOLA (em comemoração ao 35º aniversário de sua Independência em 1975) e ÁFRICA, com a realização de uma Mesa Redonda com o tema geral ANGOLA: UMA NOVA ÁFRICA ESTÁ NASCENDO. O evento terá continuidade com: apresentação cultural; desfile de moda afro e degustação de pratos típicos da culinária angolana.
Dia: 11/10/2010 (quinta-feira)
Hora: 14h
Local: Teatro da Unicap, 1º andar do Bloco B
Neste dia (11 de novembro) o evento “QUINTA EM RITIMO E POESIA” que acontece toda quinta-feira 17h no Hall do Bloco “G”, terá cores e “molho” afro-brasileiro e afro-pernambucano: poesia com temática afro-brasileira, poesia afro-brasileira, Maracatu, Afoxés, Roda de capoeira, hip-hop, dança de rua.

6º Evento: CELEBRAÇÃO INCULTURADA EM ESTILO AFRO-BRASILEIRO. Este ano a celebração irá “fazer memória” também, das figuras de JOAQUIM NABUCO [centenário de sua morte - +17/01/1910] e de JOÃO CÂNDIDO [centenário da Revolta das Chibatas – 22/11/1910]. Após a celebração, realizaremos uma KIZOMBA: festa de encerramento da IIIª Semana da Consciência Negra.
Dia: 12/10/2010 (sexta-feira)
Hora: 19h
Local: Capela da Universidade

7º Evento: Nesta semana a BIBLIOTECA realizará uma exposição de livros com o temário sobre a vida e obra de JOAQUIM NABUCO e sobre a REVOLTA DA CHIBATA.

Mais informações: Pe. Clóvis Cabral
Tel. 81 2119-4088

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!