26 de out. de 2010

PRODUTOR DE VÍDEO DEFENDE DISSERTAÇÃO

Por Alan Vinicius, no Boletim UNICAP.
O teólogo e produtor de vídeo Luís Carlos Pacheco, conhecido como Luca, defendeu nesta segunda-feira (25) sua dissertação de mestrado em Ciências da Religião. Com o tema “Imagens de fé”, o trabalho analisa critérios para a produção e uso de subsídios audiovisuais no ensino religioso brasileiro.

Luca optou por abordar esse tema em sua dissertação ao observar uma lacuna na produção de recursos audiovisuais para aplicação nas aulas de religião em escolas. Ele observa que o material geralmente é um filme, que não tem obrigatoriamente a função educativa. A pesquisa, que durou dois anos e meio, analisou elementos que devem ser levados em consideração pelos professores. A partir de uma obra em vídeo, os alunos podem alcançar diferentes níveis de compreensão acerca do conteúdo a ser estudado.

Um exemplo utilizado no trabalho foi o filme Deus é brasileiro, lançado em 2003 e dirigido por Cacá Diegues. Enquadrado no gênero comédia, a produção deixa uma mensagem acerca da humanização de Deus e divinização do humano e fornece recursos para seu uso no ensino religioso.

A banca avaliadora foi composta pelo professor Gilbraz de Souza Aragão (que também orientou a pesquisa), da Unicap, pelo teólogo Sérgio Douets Vasconcelos, também da Unicap, e pela professora Karla Regina Patriota, da UFPE. Após a apresentação de Luca, a banca realizou arguição sobre aspectos do texto, que foram respondidas pelo mestrando. Em seguida, os três professores se reuniram em segredo e na volta foi executada a leitura da ata, que confirmava a aprovação de Luca Pacheco para o título de mestre.

Luca Pacheco é funcionário da Universidade Católica de Pernambuco, atualmente lotado na Assessoria de Comunicação (Assecom). Entre seus trabalhos estão os boletins televisivos Minuto Unicap, produzidos sob sua direção, e vídeos institucionais exibidos durante os eventos da Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!