14 de out. de 2010

PASTORIL LITERÁRIO


SEMANA UNIVERSITÁRIA DA UPE - 2010
MEL – MOVIMENTO DE EXPERIÊNCIAS LITERÁRIAS
PROJETO “A Poesia do Azul e a Poesia da Paixão”

Morto tragicamente em 01 de julho de 1960, aos 31 anos, o pernambucano Carlos Pena Filho deixa a marca de uma poesia originalmente lírica na qual o registro da linguagem oral, da musicalidade agradável e bem urdida, aliada a uma suave plasticidade, constroem um movimento em que luz e cor se consolidam em perfeição. Conhecido como o poeta do azul, esse azul que ele canta nos versos não é apenas cromático, mas está sim relacionado à ideia de profundidade, de infinito, de busca da verticalidade do humano (Dom Helder, por exemplo, dialogou com a poesia de Pena Filho: veja aqui).

Morto há trinta anos (1980),Vinícius de Moraes é presença constante no nosso ideário poético pelo misto de poeta e compositor de música popular. Para Drummond, a poesia de Vinícius sobreviverá independente de modas e teorias, porque responde a apelos e necessidades de todo ser humano.Reconhece o poeta de Itabira que Vinícius é o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão.Quer dizer, da poesia em estado natural. Não só foi poeta, mas teve vida de poeta. Poeta que consegue ser “romântico menos nos sonetos, em que é um “clássico” por ser um caso típico de fidelidade e coerência poética.
 
Tendo em vista a realização da Semana Universitária da UPE, de 18 a 23 de outubro próximo, na Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata - PE, o MEL engrossa a programação do evento através do presente Projeto que homenageia os poetas Carlos Pena Filho e Vinícius de Moraes pelos cinqüenta e trinta anos de morte respectivamente.


Programação 1 – Tarde Azul com Carlos Pena Filho.
Data : 21 de outubro de 2010
Horário: 15:00h. às 17:30h.
Local:Sala de Vídeo Conferência
Apresentação temática: Alunos de Letras
Palestra: “A poesia vestida de azul” por: Júlio César Tavares, Mestrando em Ciências da Religião na UNICAP.

Programação 2 – Noite da Paixão com Vinícius de Moraes.
Data: 21 de outubro de 2010
Horário: 19:30h às 21:30h.
Local: Espaço Paulo Freire
Apresentação temática a cargo de alunos de Letras
Palestra: “A poesia da paixão permanente” por: Maria de Fátima Estevão, Doutoranda em Teoria da Literatura na UFPE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!