24 de set. de 2010

SAGRADO E TELEVISÃO

Registramos, com os nossos carinhosos parabéns,
a defesa que aconteceu com muita "energia e brilho"
da Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP
de Maria Piedade Coutinho Marçal Azevedo

Título: A construção psicossocial do sagrado e a mídia televisiva

Resumo: A pesquisa revelou a importância de estudar as relações entre a mídia televisiva e a construção de sentidos por jovens universitários e urbanos acerca do fenômeno religioso, apresentando a televisão como um instrumento que possibilita a experiência do sagrado no contexto da vida cotidiana. A investigação partiu do pressuposto teórico da secularização, estrutura de plausibilidade e racionalização, de Peter Berger, para compreender os mecanismos tecnológicos da transmissão eletrônica do sagrado e os efeitos psicossociais da narrativa audiovisual, sobre a concepção de Deus, Igreja, homem e experiência religiosa, dos jovens da Região Metropolitana do Recife. Concomitantemente, o estudo analisou o impacto da mídia religiosa na construção de novas identidades e práticas sócio-religiosas e discursivas; procurou identificar as estratégias adotadas pela mídia religiosa na conquista do público jovem no ambiente competitivo da pluralidade religiosa e buscou compreender os processos de elaboração, distribuição e recepção de bens simbólicos de natureza religiosa veiculados pela televisão. Neste sentido, a investigação caracterizou-se por um estudo exploratório, na intenção de aprofundar os conhecimentos sobre a percepção, motivação e atitudes dos jovens acerca do fenômeno religioso em meio eletrônico. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas, questionários e grupo focal, com a apresentação do vídeo de um episódio do programa PHN, veiculado pela rede Canção Nova de Televisão, como estímulo enunciador do conteúdo a ser aprofundado pelo grupo. A leitura dos dados foi realizada no enquadramento teórico da Análise do Discurso. Buscou-se compreender como a linguagem eletrônica do sagrado pode auxiliar no processo de aquisição ou re-elaboração de uma identidade religiosa dos jovens universitários da Região Metropolitana do Recife.
Palavras chave: sagrado televisivo, identidade e pluralismo religioso, práticas sócio-religiosas, juventude, secularização.

Dia 14 de setembro de 2010
às 15 h, no Anfiteatro do 3º andar do bloco G4

Banca Examinadora:
Luiz Alencar Libório (Orientador)
Antônio Raimundo Sousa Mota
Maria da Conceição Bizerra

Um comentário:

  1. [muito bacana...

    o tema é excelente;
    muita gente não percebe a importância do aprofundamento nessa área, acredito que os resultados de muitas dessas pesquisas podem colaborar muito no desenvolvimento social e na progressiva visão crítica acerca da religiosidade.

    forte abraço]

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!