24 de ago. de 2010

NOVA DIRETORIA DA ANPTECRE

A ANPTECRE (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião), da qual o nosso Mestrado na UNICAP é associado, realizou nesta segunda, 23, à tarde, uma Assembléia Extraordinária em São Paulo, no prédio da PUC-Perdizes, para a posse da sua nova diretoria, eleita em abril passado. Foram empossados, para cumprir mandato de dois anos, além dos Conselhos Científico e Fiscal, um novo Conselho Diretor, que é composto pelo presidente, Prof. Flávio Augusto Senra Ribeiro - PPGCR PUC Minas, pelo vice-presidente: Prof. Gilbraz Aragão - PPGCR UNICAP e pelo secretário: Prof. Wilhelm Wachholz - PPGT EST (na foto, junto com o presidente cessante, Edênio Vale, à direita).

A diretoria que passou a pasta, e a quem todos agradecemos por haver consolidado a instituição representativa dos Programas de Pós da nossa área de pesquisa, despediu-se apresentando um relatório onde, entre outras discusões, enumeram-se as seguintes realizações concretas: registros civis e financeiros organizados, lançamento do site da ANPTECRE como referência imediata da Associação e dos Programas, oficinas de periódicos para incremento da produção científica na área (veja aqui os subsídios trabalhados no II encontro de editores das nosssas revistas, que ocorreu subsequentemente à assembléia) e publicação dos livros dos primeiros congressos pelas Paulinas, preparação em curso do III Congresso - a realizar-se de 2 a 4 de maio de 2011, na Universidade Mackenzie, em São Paulo.

Esse Congresso, com o tema “Teologia e Ciências da Religião: Interfaces”, aprofundará o campo epistemológico da área, tratando igualmente das discussões teórico-políticas que interessam aos nossos Programas no Brasil: a formatação do Ensino Religioso, os referenciais curriculares para as graduações de Teologia e Ciências da Religião, a profissionalização dos teólogos e cientistas da religião. Discutiu-se, na assembléia, sobre os três conferencistas e sobre as mesa-redondas, que terão participantes de todos os nossos Programas. O site do Congresso está sendo confeccionado e as seguintes datas foram acordadas para a agenda: até 15 de outubro: propostas de GTs, até 30 de outubro: aprovação do GTs pela Comisão Científica, até 10 de fevereiro: envio dos resumos de comunicações, até 28 de fevereiro: aprovação das comunicações.

Tomando posse na presença de representantes dos 15 Programas associados, então (e com direito a brinde de água mineral, em formosos copos descartáveis, na "cobertura" da PUC), o novo Conselho Diretor da ANPTECRE apresentou e discutiu um conjunto de diretrizes e metas para o seu trabalho de coordenação: formalização das relações institucionais com o Ministério da Educação (especialmente em vista da revisao e adequação da "árvore do conhecimento" do CNPQ), estreitamento de parcerias com associações de pesquisadores de teologia e ciências da religião (apoiando os seus congressos e trazendo-os para os congressos da ANPTECRE, que devem ser mais esparsos), política conjunta para o desenvolvimento científico da área (o selo ANPTECRE deverá ser outorgado a eventos e obras coletivas que abriguem participação de três Programas ou mais, com parecer favorável do Conselho Científico) e apoio à consolidação dos Grupos de Trabalho em nossa área. Vida longa, portanto, à diretoria nova e à ANPTECRE!

Ps.: na assembléia tivemos a confirmação de que o nosso Simpósio de Teologia e Ciências da Religião da UNICAP, de 8 a 10 de setembro, será prestigiado pelos presidentes da ANPTECRE, Flávio Senra, e da SOTER, Valmor Silva. Vamos limpando os tapetes!

Um comentário:

  1. Amigo Gilbraz. Será um prazer participar com os amigos teólogos e cientistas da religião deste prestigioso Simpósio. Abraço, Flávio

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!