4 de ago. de 2010

AULA INAUGURAL DOS MESTRADOS

Nesta segunda, dia 9, de 10 às 12h, no anfiteatro do 3º andar do bloco G4 da UNICAP, todos estão convidados para a Aula Inaugural do segundo semestre da nossa pós-graduação stricto sensu, quando o professor Zeferino Rocha falará sobre "ETHOS, CULTURA E CRISE ÉTICA DE NOSSOS DIAS". O Dr. Zeferino de Jesus Barbosa Rocha é professor do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco, onde é é responsável pela linha de pesquisa Psicopatologia Fundamental e Psicanálise.

Ele possui mestrados em Filosofia e em Teologia, ambos pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, na Itália, e doutorado em Psicologia pela Universidade de Paris X, na França. Além disso, é fundador e sócio honorário do Círculo Psicanalítico de Pernambuco e representante da Unicap na Comissão do Mérito, criada pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).

A Morte de Sócrates (1974), Freud e Aproximações (1974), Palavras para o Silêncio (1978), Freud e Novas Aproximações (2008) são algumas das obras assinadas por Zeferino Rocha. "Freud entre Apolo e Dionísio: recortes filosóficos, ressonâncias psicanalíticas" é o seu nono livro, que acaba de ser lançado pela Loyola. Amizade, laços, esperança e transferência são alguns dos tópicos presentes nos oito ensaios da publicação, que descreve o cenário filosófico da crítica da razão moderna e, em seguida, mostra como, no contexto da crítica dessa crítica , Freud, ao abordar a questão do sujeito, apresenta-se como filho e crítico da modernidade.

Saiba mais do livro aqui
 e não perca a palestra!

Um comentário:

  1. José Soares de Jesus16 agosto, 2010

    O Prof. Dr. Zeferino foi muito feliz na sua palestra da nossa aula inaugural. Fez um resgate da cultura grega, postou idéias para discussão e criticou a idéia dominante hoje de acúmulo que gera exclusão social e cultural. Temos que aprofundar mais essa temática. Valeu ao professor e ao nosso curso de Ciências da Religião pelo nível da palestra e dos participantes.
    José Soares de Jesus, aluno do mestrado.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!