17 de jun. de 2010

DIVERSIDADE RELIGIOSA

.
Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa
SHIN QL 13, conjunto 05, casa 19
Lago Norte - Brasília/DF
CEP: 71.535-055

Da capital federal, uma iniciativa inspiradora. O Centro intenta viabilizar vivências e abrir espaços para novas discussões e reflexões sobre a temática que envolve a questão do diálogo e respeito das diversidades entre os diversos segmentos religiosos do país, como forma de se buscar a concretização e a consolidação da promoção dos direitos humanos em busca da cidadania, reforçando as ações e iniciativas existentes no país nesta linha.

Esse Centro é iniciativa da Ong União Planetária, que com o apoio e a colaboração de diversas organizações, movimentos e pessoas, identificadas com a defesa e o respeito às diversidades religiosas, promove uma série de reuniões e encontros em todas as capitais, para os quais serão chamadas lideranças religiosas de todos os segmentos, representantes dos poderes, estudiosos e a comunidade em geral, com vistas a fortalecer o conhecimento e as ações que promovam os direitos e deveres atinentes ao tema.

Metas:
 
Etapa I – Realizar 27 reuniões com as lideranças dos segmentos religiosos o poder público e a sociedade civil nas 27 Unidades da Federação.
Produtos: Divulgação de informações, mapeamento dos segmentos religiosos e lideranças e divulgação de material existente sobre o assunto tais como, cartilha e CD Direitos Humanos e Diversidade Religiosa, cartilha sobre Respeito à Religião do meu Próximo, divulgados e difundidos no meio das lideranças e da população dos segmentos religiosos, independente de sua raça, etnia, idade, orientação sexual, gênero, situação econômica, nacionalidade, bem como em realizar um diagnóstico situacional dos segmentos religiosos no Brasil.
Resultados Esperados: Lideranças e população dos segmentos religiosos informados e conscientes dos direitos humanos fundamentais e dos serviços públicos disponíveis e acessíveis e da rede de proteção e defesa dos direitos humanos.

Etapa II – Elaborar e editar 10.000 exemplares do Manual “Por Que Devo Respeitar a Religião do Meu Próximo”.
Produtos: Cartilhas impressas para serem distribuídas entre os principais segmentos religiosos do País trazendo temas com relação a tolerância, respeito, liberdade e o diálogo inter-religioso, conhecimento sobre a diversidade religiosa;
Resultados Esperados: Lideranças e população dos segmentos religiosos informados e conscientes dos direitos humanos fundamentais e dos deveres quanto ao respeito e tolerância para com a prática de crença e culto.

Etapa III – Revisão e reedição do Vídeo Diversidade Religiosa e Direitos Humanos
Produtos: Vídeo Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, de propriedade da SEDH, revisado e reeditado com a tiragem de 10.000 cópias em português com legenda.
Resultados Esperados: Lideranças e população dos segmentos religiosos informados e conscientes dos direitos humanos fundamentais e dos deveres quanto ao respeito e tolerância para com a prática de crença e culto por meio de vídeo.

Visite o site do Centro aqui.
E veja abaixo vídeo sobre Direitos Humanos e Diversidade Religiosa, exibido pela TV Itararé/TV Cultura (Campina Grande/PB), por ocasião do Encontro da Nova Consciência:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!