16 de jun. de 2010

CULTURA AFRICANA

Buala.org é o sítio da associação cultural Buala. Trata-se do primeiro portal multidisciplinar de reflexão, crítica e documentação das culturas africanas contemporâneas em língua portuguesa, com produção de textos e traduções em francês e inglês. Buala significa casa, aldeia, a comunidade onde se dá o encontro. O projeto recebe colaborações e reflexões de várias latitudes. A língua portuguesa, celebrada na diversidade de Portugal, Brasil e Áfricas, dialoga com o mundo.

Buala.org pretende inscrever a complexidade do vasto campo cultural africano em acelerada mutação econôica, política, social e cultural. Entende a cultura enquanto sistemas, comunidades, acontecimento, sensibilidades e fricções. Políticas e práticas culturais, e o que fica entre ambas. Problematizar questões ideológicas e históricas, entrelaçando tempos e legados. No fundo deseja criar novos olhares, despretensiosos e descolonizados, a partir de vários pontos de enunciação da África contemporânea.

Buala.org concentra e disponibiliza materiais, imagens, projetos, intenções, afetos e memórias. É uma plataforma construída para as pessoas. Uma rede de trabalho para profissionais da cultura e do pensamento. Artistas, agentes culturais, investigadores, jornalistas, curiosos, viajantes e autores, todos se podem encontrar e habitar este Buala. Essa é a dica de pesquisa virtual de Cláudia Lima, Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP, para este momento pan-africano de mascaração das verdades pela "bola rolando nos pés", quando se ocupa a cabeça somente com grama e gols...

Acesse o sítio/site Buala aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!