20 de mai. de 2010

HUMANITAS UNICAP

O INSTITUTO HUMANITAS foi fundado em setembro de 2001, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, RS. O nome do instituto já revela a sua missão: “O traço semântico Humanitas designa a busca audaz de caminhos novos nos tempos de hoje. Ele aponta para a abertura a novas questões e para a busca de respostas aos grandes desafios da nossa época”. Almeja-se, por meio da ação e reflexão, que a sociedade em que vivemos torne-se mais humana.

O IHU, hoje, é um importante referencial acadêmico. O amplo leque de suas atividades tem contribuído para que, no âmbito universitário, realize-se a Missão da Companhia de Jesus, cujo eixo orientador se expressa no “Serviço da Fé, Promoção da Justiça e Diálogo Cultural e Inter-Religioso”. Por outro lado, ao traduzir para os dias atuais a inspiração dos Centros de Investigación y Acción Social (CIAS), o Instituto quer favorecer e contribuir significativamente para que a dimensão social, isto é, “a opção pelos pobres e a promoção da justiça, a defesa dos direitos humanos e a ecologia”, sejam “parte essencial da imagem pública dos jesuítas na Igreja e na sociedade”.

O IHU nasce agora em terras nordestinas. A UNICAP, uma universidade igualmente jesuíta, fortalecendo laços de “parcerias operacionais” com a universidade irmã, cria o INSTITUTO HUMANITAS UNICAP (IHU). Ele foi inaugurado nesta quarta-feira (19), às 19h, no auditório G2. A cerimônia fez parte da abertura da Semana Teológica da Unicap, que contou com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Presentes também a equipe do Instituto, composta por José Maria e Irmã Rosário, além de Carlos Vieira e Valter Avellar - do nosso Mestrado em Ciências da Religião.

O padre Lúcio Flávio, que coordena o Humanitas, afirmou que, para alcançar seus objetivos, as atividades do IHU serão desenvolvidas em torno de quatro pólos temáticos, a saber: 1) Teologia, Ciência e Cultura; 2) Mercado, Pobreza e Desigualdades; 3) Ecologia, Desenvolvimento e Sociedade Sustentável; 4) Gênero, Diversidade e questão Étnico-racial. "Uma marca do IHU tem sido a perspectiva transdisciplinar na abordagem dos temas, por meio de uma articulação dinâmica dos conhecimentos. Na UNICAP, o IHU seguirá esse dinamismo buscando a interação com os demais setores e organismos da universidade, compartilhando saberes e ações, numa atitude de diálogo aberto e cooperativo com a sociedade na qual está inserido", disse o jesuíta.

Veja aqui uma entrevista a respeito, com o Padre Pedro Rubens.
Acesse aqui o site do Instituto Humanitas UNICAP.

Um comentário:

  1. Lúcio Flávio20 maio, 2010

    Obrigado pela divulgação e comentário sobre o lançamento do Humanitas Unicap. Fico feliz que dois dos integrantes de nossa equipe estão ligados ao Mestrado em Ciências da Religião, sinalizando uma rota de integração com este importante programa de pós graduação da Unicap.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!