21 de abr. de 2010

SEGUNDA ANDANÇA DO COORDENADOR

.
O coordenador do nosso Mestrado viajou pra Brasília esta semana. É a segunda vez que ele andou por lá enquanto tal, representando a gente. A ANPTECRE (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião), da qual somos membros, realizou aí a sua Assembleia ordinária anual, neste dia 19 de abril. Presentes os coordenadores e mais até dois representantes de cada um dos 8 Programas de Ciências da Religião e dos 7 de Teologia, que são parceiros nessa Associação.

Foi apresentado um protótipo do site da ANPTECRE (que pode ser visto provisoriamente aqui) e foram colhidas sugestões para o seu enriquecimento e próxima publicação na Internet. Além da área comum de informações sobre a história, programas e eventos da Associação, cada Programa terá um espaço pro coordenador informar diretamente as notícias e perfil do seu pessoal.

O site também estimulará as atividades dos Grupos de Trabalho que estão se articulando a partir dos congressos da Associação, através de links para blogs e fóruns de discussão, livres e próprios de cada GT. Para reconhecimento pela ANPTECRE, um Grupo de Trabalho deve ter participantes de ao menos 3 Programas e possuir uma linha permanente e abrangente de pesquisa.

Além das questões de comunicação e visibilidade da ANPTECRE, e diante das exigências crescentes do Qualis periódicos da Capes, a Associação programou uma Oficina para treinamento dos editores das revistas dos nossos Programas: ela deve acontecer no próximo dia 24 de agosto em São Paulo, e será precedida por um ambiente virtual de preparação e socialização de textos e idéias.

Uma das conseqüências dessa Oficina será o encaminhamento de uma revista eletrônica internacional da ANPTECRE, em inglês, que servirá como padrão e estímulo para a produção acadêmica da área. A propósito, acabou de sair a nova avaliação das revistas onde os pesquisadores de Teologia e Ciências da Religião publicam: ela pode ser conferida aqui, no WebQualis.

Foi tratado também do III congresso da ANPTECRE, que ocorrerá em São Paulo, de 2 a 4 de maio de 2011, organizado pelos PPGTCRs da Mackenzie, UMESP e PUC-SP. O tema será “Teologia e Ciências da Religião: Interfaces” e aprofundará o campo epistemológico da área, tratando igualmente das discussões teórico-políticas que interessam aos nossos Programas no Brasil: a formatação do Ensino Religioso, os referenciais curriculares para as graduações de Teologia e Ciências da Religião, a profissionalização dos teólogos e cientistas da religião. Levantaram-se nomes para as 3 conferências e para as Mesas-redondas e proximamente será lançado o site do congresso para (re)inscrição, até 31 de julho deste ano, dos Grupos de Trabalho.

Foi discutida, enfim, a pauta da reunião de área da CAPES, para apresentação de propostas comuns sobre os instrumentos de avaliação. E, após quase 10 horas de trabalho, a assembleia da ANPTECRE elegeu também a sua nova diretoria: como presidente, Flávio Senra Ribeiro (PUC Minas); como vice-presidente, Gilbraz Aragão (UNICAP) e, como secretário, Wilhelm Wachholz (EST). Também foram eleitos os Conselhos Científico e Fiscal, todos para um mandato de dois anos, a iniciar-se em agosto próximo.

No próximo 23 de agosto, aliás, em São Paulo, ocorrerá uma assembléia extraordinária da Associação, visando os encaminhamentos esboçados pela nova diretoria para as metas que já foram desfraldadas pelo atual presidente, Edênio Valle - a quem, penhorada, toda a área agradece. Outrossim - como não diria Graciliano! -, a eleição inusitada do coordenador do nosso jovem Mestrado, para compor a diretoria do fórum nacional, certamente indica que as Ciências da Religião do Nordeste estão ganhando legitimidade.

No dia seguinte à Assembleia da ANPTECRE, 20 de abril, o mesmo grupo esteve na sede da CAPES, para a reunião da sub-área de Teologia e Ciências da Religião com o coordenador da área de Filosofia/Teologia, Marcelo Perine. A grande discussão foi sobre os instrumentos de avaliação e a avaliação trienal dos nossos Programas - que ocorrerá a partir de julho próximo. Foi apresentado o novo Documento da Área (confira aqui), que traz considerações sobre o Qualis Periódicos, o Roteiro para Classificação de Livros e os critérios da área para a estratificação e uso dos mesmos na avaliação dos Programas.

Até 6 de maio próximo, complementando o Relatório eletrônico Coleta de Dados CAPES, deveremos enviar para avaliação, referente a 2009, cópias da produção dos nossos docentes e discentes, de livros e capítulos, verbetes, coletâneas e textos completos de Anais (os artigos já são avaliados pelo Qualis das revistas). Os professores e estudantes que ainda não o fizeram, portanto, devem entregar a Sérgio, secretário dos Mestrados, as cópias dos seus textos, incluindo capas e índices. Seguirão também as duas dissertações melhor condideradas pelo Colegiado.

Por fim, ficamos sabendo que uma nova comissão será formada pela diretoria de avaliação da CAPES para a avaliação trienal da nossa sub-área. Dois nomes devem ser escolhidos dentre os indicados pelo coordenador: Paulo Fernando (PUC Rio), Paulo Afonso (UFJF), Leonildo Campos (UMESP), Lothar Hoch (EST), Luiz Carlos Susin (PUC RS) e Haroldo Heimer (PUC GO). Seguimos confiantes e tranquilos para os resultados, que devem sair lá pra outubro. A partir daí, “ao infinito e além”, como manda Buzz Lightyear, o herói dos filminhos.

Um comentário:

  1. Prezado e humilde coordenador, para mim não é surpresa a sua escolha para a vice-presidência da ANPTECRE. Bom trabalho!
    Um abraço,

    Luiz Carlos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!