4 de fev. de 2010

ABERTURA DO ANO LETIVO


Por Victor Bastos no Boletim UNICAP
Foi realizada nesta quarta-feira (03), às 16h, no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Liceu Nóbrega, a Celebração Eucarística de abertura do ano letivo. A missa foi presidida pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, juntamente com os representantes das Dioceses de Palmares, Nazaré da Mata, Afogados da Ingazeira e religiosos (as) do Regional do Nordeste II da CNBB. Também participaram da celebração o Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, e o Pró-reitor Comunitário, Padre Miguel Oliveira.

A Celebração de Ação de Graças ocorreu devido à criação das novas turmas dos bacharelados de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Pernambuco. Essa é a primeira vez na história da Igreja Católica em Pernambuco que os seminaristas farão a sua formação teológica e filosófica em uma Universidade. A parceria entre a Unicap e a Arquidiocese de Olinda e Recife beneficiará seminaristas de quatro dioceses pernambucanas: Olinda e Recife; Palmares; Nazaré da Mata; e Afogados da Ingazeira. “É um voto de confiança do arcebispo Dom Fernando Saburido na Unicap. Pela primeira vez no estado, a formação teológica e filosófica dos novos religiosos se dará numa Universidade”, destacou o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens.

Durante a cerimônia, Padre Pedro Rubens dividiu seus agradecimentos em três partes. Na primeira, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco falou do sentimento da instituição por mais essa conquista. “A Unicap se sente honrada em receber os seminaristas e, também, pela confiança do Regional. Todos nós conhecemos a grandeza do Regional do Nordeste e das pessoas que o representam”, afirmou. Padre Pedro ainda exaltou o esforço dos funcionários, professores e estudantes para que em tão pouco tempo o sonho de abrir as novas turmas e produzir um novo vestibular fosse concretizado.

Em seguida, Padre Pedro produziu um momento de emoção na cerimônia. O Reitor da Unicap anunciou que o professor de Teologia Padre Jacques Trudel, mais conhecido como Padre Jaime, se tornará decano da Universidade. Padre Jacques acumula 35 anos de trabalho dedicados ao curso de Teologia da Unicap. Para finalizar a cerimônia, Padre Pedro Rubens fez um convite a todos os presentes para visitar o Palácio da Soledade. Segundo o Reitor, a Casa do Patrimônio ali instalada recupera o espírito guerreiro e de fé dos pernambucanos, que não desistem jamais.

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, destacou a importância da parceria entre a Arquidiocese e a Unicap. “Eu acho o momento histórico, porque está se concretizando um sonho de termos um curso de Filosofia e também de Teologia reconhecidos. E principalmente aqui na Universidade Católica, que é dirigida por padres jesuítas. Nós acreditamos no trabalho deles e achamos que eles mereciam essa confiança nossa para oferecer um curso realmente bom e eficaz, e assim formar bons padres para estarem prontos para servir à comunidade, para servir o povo de Deus”, explicou.

Sobre a liturgia escolhida para a missa, Dom Saburido explicou a escolha da missa do Espírito Santo. “Nós pensamos em celebrar a missa do Espírito Santo para invocar o Espírito sobre a universidade e sobre esses dois cursos que estão agora iniciando. Com isso, a benção de Deus possa então dar essa força, essa colaboração para tudo acontecer da melhor maneira possível”, finalizou o Arcebispo de Olinda e Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!