30 de dez. de 2009

MAIS UM PROJETO NO PROCAD


O Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - Ação Novas Fronteiras (Procad-NF) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Edital 21/2009, publicado em 23/12/09, divulgou a aprovação de 121 projetos conjuntos de ensino e pesquisa que estimulam a formação pós-graduada, a mobilidade docente e discente e a fixação de pesquisadores doutores nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

As iniciativas aprovadas propõem redes de cooperação acadêmica nas regiões citadas, solidariamente com instituições de ensino superior (Ies) que mantenham programas de pós-graduação já consolidados (com conceito Capes igual ou superior a 5 no nível de doutorado). Os projetos serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral no país.

As pesquisas receberão bolsa e auxílio moradia no país; passagens aéreas e diárias para missões de estudos, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral; e recursos de custeio para o desenvolvimento das atividades do projeto até o máximo anual de R$ 10 mil para cada equipe integrante do projeto. A UNICAP teve dois projetos aprovados e um deles é do nosso Mestrado em Ciências da Religião - que já possui outra pesquisa apoiada pelo Procad, sobre Religiões Populares.

Trata-se agora do projeto FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PROCESSOS HERMENÊUTICOS NA INTERPRETAÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTOS SAGRADOS, em parceria com a PUC-Goiás e com a luterana EST – Escola Superior de Teologia (São Leopoldo – RS). A equipe da UNICAP é formada pelos professores João Luiz Correia Júnior (coordenador), Drance Elias da Silva e Cláudio Vianney Malzoni. Com certeza, será um aporte valioso para os professores - e seus orientandos - que se dedicam à pesquisa sobre a hermenêutica dos textos (orais e escritos) das tradições religiosas da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!