2 de dez. de 2009

ANALISANDO A AÇÃO SOCIAL RELIGIOSA

.
Fábio Medeiros, que fez mestrado conosco e já é professor na FAFIRE, participa de pesquisa sobre o Olhar da sociologia e da filosofia sobre os movimentos sociais, com foco sobre a ação social do Instituto Dom Helder Câmara. A pesquisa, apresentada no Bom Dia Pernambuco, da Rede Gobo, reflete sobre a promoção humana realizada com noventa crianças em um espaço do Instituto no bairro dos Coelhos, no Recife.

Elas frequentam o local quando não estão na escola. Aí entram em contato com o mundo da leitura. “A gente vai ensinando, educando de forma geral, a esperar sua vez, a saber pedir e agradecer também”, explica a professora Simone Pacheco. Têm também aulas de informática e participam de atividades que despertam a consciência para os deveres e direitos dos cidadãos.

É um exemplo do que é feito pelos movimentos sociais no Brasil. Mas, “Todos podem ser questionados sobre qual o fator de promoção ou dignidade humana”, afirma Fábio Medeiros. “É preciso avaliar os fundamentos dos movimentos sociais, para dizer se o movimento é de fato de promoção humana”. É isso aí: Ciências da Religião em ação!

Confira a reportagem sobre a pesquisa clicando aqui!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!