9 de nov. de 2013

RELIGIÃO TEM A VER COM BODE?!

Bode é bom para fazer buchada e também fazer arte: Ariano Suassuna, por exemplo, deu-se o título de Cabreiro Tresmalhado. Mas você sabia que o bode/cabra é animal sagrado em muitas tradições culturais e tinha um significado libidinoso, que unia homens e deuses?

O ritual do seu sacrifício nas festas de Dionísio, na Grécia, está na origem da tragédia, palavra que significa "canto do bode". Em Roma, a divindade Mamúrio era também representada com uma pele de bode. As palavras capricho e capricórnio, ligadas à astrologia, resultam da raiz latina caper, que quer dizer bode.

Imolado nos rituais bíblicos de expiação dos pecados, no Antigo Testamento, o bode foi, nos tempos medievais, conotado com o demônio pelos cristãos. O Deus Cornífero dos antigos pagãos, símbolo fálico pintado como homem de barba com casco e chifres, passou a representar o diabo, sendo associado às práticas de bruxaria e à luxúria.

Aqui no Recife, contudo, Xangô recebe oferendas de carneiro do Povo de Terreiro e seu santo católico sincrético é São João, imaginado sempre em companhia de um cordeiro, da mesma família caprina... Teólogos e antropólogos discutem hoje sobre os conceitos contraditórios de "bode expiatório" e "cordeiro imolado", enquanto o bicho virou até comida sagrada, que fascina e amedronta!

Você sabia disso? Não?! Então precisa conhecer o Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP, onde se promovem pesquisas sobre o sentido dos símbolos de tradições religiosas através da história. 

As informações e o edital para seleção de nova turma estão aqui e um encontro preparatório aberto aos candidatos acontecerá no próximo dia 20 de novembro, das 9 às 12h, no anfiteatro do 3º andar do bloco G4. Participe e amplie a sua visão: das religiões, dos bichos... dos humanos.

5 comentários:

  1. Sei não... mas ainda tem um porém: esse negócio de estudar e discutir as religiões ainda pode dar "bode", não é?" kkkkkkkk...

    ResponderExcluir
  2. Dialogar sobre religiões não causa problema nenhum quando as partes usam a razão. O problema só começa quando entra em discussão a razão e a fé. Aí sim, é bode mesmo.

    ResponderExcluir
  3. agora tou entendendo porque o professor disse na palestra que a religião antes era de ovelhas, que bastava tocar o sininho... e agora é de bodes brabos, perdidos pelos montes, e não adianta tocar sinos... o evangelizador tem de se despojar pra chegar lá onde eles estão!

    ResponderExcluir
  4. Bodes vivem a pular, Religiosos a berrar...
    Manu.

    ResponderExcluir
  5. mas tem o bode gaiato, combatendo o satanás no face: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=631867996876463&set=pb.463932880336643.-2207520000.1384288249.&type=3&src=https%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-ash4%2F1375903_631867996876463_992242409_n.jpg&size=640%2C865

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!