10 de set. de 2009

VISITATIO TERMINOU SUA PASSAGEM!


Prezad@s irmãos e irmãs.

É com grande pesar que comunicamos o falecimento da Irmã Visitatio, ocorrido na noite do dia 9 de setembro. O corpo será velado no cemitério Morada da Paz (Paulista) a partir das 8 horas da manhã deste dia 10, quinta, e o enterro será à tarde. Que o Deus pai e mãe de bondade a receba na festa do céu e nos console na sua ausência.
Missionária beneditina, era amiga de Dom Helder e militante ardorosa, mas discreta, da liberdade democrática durante a ditadura militar: imprimia panfletos de protesto em um mimeógrafo durante a noite. A querida Visitatio estava sempre presente nos cursos, congressos, palestras, jornadas, lançamentos de livros e outros eventos de formação teológica, como a demonstrar uma ânsia permanente de conhecimento.
No lugar onde aparecia era sempre carinhosamente acolhida e reverenciada, como um exemplo de vida cristã. Participando da formação das catequistas da diocese de Olinda e Recife, ou das noviças beneditinas, a irmãzinha recolhia e colecionava artigos e matérias sobre a Igreja, tanto do passado como do presente, para transmiti-los às novas gerações. Ironizava o excesso de técnica e apresentava sempre o seu "data-chão": espalhando fotos pelos cantos e contando histórias para educar, na fé, para uma vida melhor!
Irmã Visitatio foi uma presença segura no Grito dos Excluídos do 7 de setembro: na linha de frente e portando um apito para clamar contra os limites da independência social. Nas palestras, surpreendia e entusiasmava, sobretudo pela sua interpretação bem atual dos fatos da vida em relação com as histórias da bíblia. Perguntada sobre os dados de sua biografia, em conferência na UNICAP, respondeu: “Sou catequista itinerante! Só!”.
.
Nossa homenagem a esse testemunho de religiosa engajada, questionando a realidade e anunciando a esperança, como fizeram os profetas. Viva a sua Vida, irmãzinha querida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!