2 de set. de 2009

DOCUMENTÁRIOS "RELIGIÕES DO MUNDO"


A série “Religiões do Mundo” promove o debate sobre o papel das religiões e do diálogo inter-religioso na sociedade contemporânea, a partir do Projeto de Ética Mundial, de autoria do teólogo suíço Hans Küng. Esse Projeto se apóia em quatro convicções básicas: não há paz entre as nações sem paz entre as religiões; não há paz entre as religiões sem diálogo entre as religiões; não há diálogo entre as religiões sem padrões éticos globais; não há chance de sobrevivência para nosso planeta sem uma ética global, uma ética mundial, apoiada por pessoas religiosas e não-religiosas.
A série inclui sete documentários e foi gravada nas grandes capitais religiosas do mundo, locais em que se buscou seguir as trilhas das religiões ao longo de suas histórias e culturas. Além das religiões tribais, a série contempla as três maiores correntes religiosas presentes no planeta: as religiões da sabedoria de origem chinesa (Confucionismo e Taoísmo), as religiões da mística de origem indiana (Hinduísmo e Budismo) e as religiões de profecia originadas no Oriente Médio (Judaísmo, Cristianismo e Islamismo).
A partir dos vídeos foi desenvolvida também, pelo escritório da Fundação Ética Mundial no Brasil, uma exposição de 15 banners sobre a temática. Todo esse material será exibido na Universidade Católica de Pernambuco: os banners ficarão em exposição no corredor e os documentários, produzidos pela TV alemã e dublados em português, serão apresentados, com entrada franca, no anfiteatro do 3º andar do Espaço Executivo, nas manhãs de 15 a 18 de setembro, das 7h30 às 11h30. Haverá exibição seguida de debate com os professores e estudantes do Curso de Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião:

Dia 15:7h30 Religiões Tribais: os antepassados e a natureza fornecem as imagens para um mundo espiritual organizado por rituais e dádivas. Debate com Ermano Rodrigues.
9h30 Hinduísmo: as crenças na reencarnação, a ioga e a meditação, são recuperadas da antiguidade e redescobertas em novos movimentos religiosos. Debate com Luiz Moura.
Dia 16:7h30 Budismo: a reforma ética e interior que leva à extinção do sofrimento e à construção do caminho do meio. Debate com José Artur.
9h30 Religiões Chinesas: as correntes filosófico-religiosas do Oriente explicam o ponto de mutação cultural em que nos encontramos. Debate com Vanderlei Lain.
Dia 17:7h30 Judaísmo: o profetismo de quatro mil anos e a sua espiritualidade histórica, alicerçada na esperança da ressurreição. Debate com Antônio Mota.
9h30 Cristianismo: a transformação do messianismo por Jesus e o movimento dos cristãos pelo mundo. Debate com Ermano Rodrigues.
Dia 18:9h30 Islamismo: as revoluções político-religiosas de Maomé e dos seus seguidores, que espalham a submissão à misericórdia divina. Debate com Vanderlei Lain.

REALIZAÇÃO:
ASSESSORIA DE CULTURA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (http://www.unicap.br/)
CURSO DE TEOLOGIA E MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA UNICAP (http://crunicap.blogspot.com/)
OBSERVATÓRIO TRANSDISCIPLINAR DAS RELIGIÕES DO RECIFE (www.unicap.br/observatorio)
APOIO:
FUNDAÇÃO ÉTICA MUNDIAL E INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS (www.unisinos.br/ihu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!