10 de mar. de 2009

EXTENSÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES PELA INTERNET


Os nossos amigos luteranos das Faculdades EST, de São Leopoldo, estão oferecendo um Curso de Extensão de INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES. Voltado sobretudo para professores do ensino religioso, o curso procura trabalhar o fenômeno religioso de modo interdisciplinar, enfocando trajetórias, temas, teologias e expressões que norteiam a diversidade religiosa do mundo atual, e que se apresentam em nosso país como novas idéias religiosas somando-se às tradições mais arraigadas na sociedade.

O curso procura explicar o fato religioso. Contrariando as expectativas secularizadas e desencantadas do século XX, que anunciavam o fim da religião, o fenômeno religioso vem ganhando cada vez mais força. A religião continua ganhando espaços nos meios de comunicação, na mídia, nas novelas, livros de auto-ajuda, entre outros lugares. Tradições religiosas podem ser vistas pela ambigüidade que as constitui. Se por um lado, a fé fomenta discórdia, ódio, guerra, demonização do outro, por outro lado, a fé religiosa é uma forte aliada das classes marginalizadas em sua luta diária pela sobrevivência. Essas questões interessam aos especialistas das religiões, mas também a professores e pesquisadores e a toda a sociedade.

O curso da EST acontecerá de 15 de abril a 09 de junho de 2009. É totalmente online e pode ser acessado de qualquer lugar, no horário que lhe for conveniente. Para participar é preciso: computador com acesso à internet e conta de e-mail; saber navegar na internet e utilizar programas básicos como um editor de textos; disponibilidade de tempo, disciplina e motivação. As atividades e a interação serão apoiadas em Ambiente Virtual de Aprendizagem que possibilita: acesso a materiais, trabalhos individuais e coletivos; participação ativa através de ferramentas de comunicação e interação; construção conjunta de conhecimentos, discussões, troca de experiências e ações colaborativas.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!