9 de fev. de 2009

SIMPÓSIO FILOSÓFICO-TEOLÓGICO EM BH


A Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), de Belo Horizonte, mediante os Departamentos de Filosofia e Teologia, promoverá, de 09-11 de setembro de 2009, no seu campus, o V Simpósio Filosófico-Teológico, que versará sobre o tema “Literatura – provocação para o pensar filosófico e teológico”.

A relação entre Filosofia-Teologia e Literatura é estreita. Poetas, romancistas, novelistas e tantos outros literatos abordam, continuamente, temáticas humanas, históricas, religiosas, psicológicas, éticas e sociais, não tendo como escapar do confronto com questões filosóficas e teológicas, com as quais o ser humano se vê enredado. Destarte, suas produções constituem-se em provocação para o pensar, na medida em que abordam temas filosófico-teológicos tradicionais sob outro viés e com uma liberdade que a linguagem poético-metafórica lhes proporciona, bem como, com uma independência e criatividade, para além do rigor da linguagem científica.

O V Simpósio, contando com a participação de renomados literatos e professores do Brasil, visitará o mundo da literatura – autores e textos – para detectar temáticas que possam instigar a reflexão filosófico-teológica. Estas poderão girar em torno da questão de Deus, do ser humano, do sentido da existência, da história, de valores éticos e morais, mas, também, do tempo, da verdade, da linguagem e outros mais. O elenco pode se alargar sem limites, abrangendo, inclusive, a utilização didática de textos literários como iniciação à problemática filosófico-teológica.

Com o objetivo de aprofundar os debates sobre o tema da relação entre Literatura e o pensar filosófico-teológico, a Comissão Organizadora convida a comunidade acadêmica a tomar parte ativa no V Simpósio com seus trabalhos e suas reflexões. Na primeira e na última noite, teremos a oportunidade de ouvir dois autores, que partilharão as respectivas experiências de enfrentar questões filosófico-teológicas na sua produção literária. Na segunda noite, haverá um cine-fórum, em torno de uma obra clássica do romance brasileiro, transcrita para o cinema. As jornadas serão ocupadas com Mini-cursos a cargo de especialistas e com as Comunicações científicas, uma por autor.

Para a apresentação das Comunicações, os doutores disporão de 30 minutos, seguidos de 15 minutos de debate. Os não-doutores – mestres, especialistas e estudantes de pós-graduação – disporão de 20 minutos, seguidos de 10 minutos de debates.

Os trabalhos submetidos ao V Simpósio deverão obedecer as seguintes normas:
a) Remessa do arquivo, contendo o resumo da Comunicação, exclusivamente por correio eletrônico, até a data limite de 15/06/2009, ao Secretário da Comissão Organizadora, cuja direção eletrônica para o evento é literatura@faculdadejesuita.edu.br.
b) Os resumos devem ser enviados em formato Word ou RTF, font Arial, tamanho 12, espaço 1,5cm, e conter no máximo 500 (quinhentas) palavras (só o resumo!), mencionando no início (página própria): nome completo do autor, endereço postal e eletrônico, titulação máxima, pertença institucional, com indicação da posição ocupada na instituição.

As Comunicações serão selecionadas, em função dos resumos propostos, por um grupo de especialistas, mantendo-se total anonimato a respeito dos autores. Só serão examinados os resumos que obedeçam as normas acima fixadas. O título e o autor apenas das Comunicações que forem selecionadas serão divulgados no sítio do evento, até 20/07/2009, sendo a aprovação transmitida aos respectivos autores pelo endereço eletrônico fornecido.

Os resumos dos trabalhos aprovados estarão à disposição dos participantes do V Simpósio. Os textos completos, encaminhados até 21/08/2009, serão divulgados em versão eletrônica.

A programação do V Simpósio, bem como outras informações pertinentes, tais como prazos, taxas de inscrição, horários e locais das apresentações etc. serão divulgadas no sítio www.faculdadejesuita.edu.br/literatura.

A Comissão Organizadora está assim constituída:
· Prof. Dr. Jaldemir Vitório SJ (Coordenador Geral): Reitor
· Prof. Dr. João Augusto Mac Dowell SJ: Diretor do Departamento de Filosofia
· Prof. Dr. Nilo Ribeiro Júnior SJ: Diretor do Departamento de Teologia
· Prof. Dr. Francisco Javier Herrero: Coordenador da Pós-Graduação em Filosofia
· Prof. Dr. Geraldo Luiz De Mori SJ: Coordenador da Pós-Graduação em Teologia

Secretário da Comissão Organizadora: Prof. Paulo Marcelo Villani
e-mail: literatura@faculdadejesuita.edu.br

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 – Bairro Planalto
31.720-300 Belo Horizonte – MG – Brasil
Tel.: (31) 3115.7000 / 3115.7004 // 3115.7013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!